terça-feira, 3 de agosto de 2010

Você é o que você lê. . .


Outro dia , li uma frase que dizia mais ou menos assim: ' Você não será o mesmo daqui a alguns anos, por conta das pessoa de seu convívio e dos livros que ler.' A respeito das pessoas, deixo que você pense. Nesse momento, prefiro falar sobre os livros. Afinal,se tem uma fome insaciável, é a minha fome de ler, fome de livro. Que aliás tem uma vantagem sobre as outras fomes, já que não engorda.
Muitos nutricionistas, dirão: ' Você é o que você come . No meu caso, prefiro: você é o que você lê. Ler um livro, é abrir a mente, atravessar o pensamento do autor. Ler é poder. Poder, acima de tudo, construir você mesmo. Tijolo a tijolo, digo, livro a livro.
Bom, eu leio o que dá na telha. Leio revista, livros,poesia. Leio bula de remédio, informações nutricionais, letra de música. Leio até embalagens de shampoo quando estou no banho. É claro que ler não é substituição de viver, mas enriquece muito as vidas de que o faz. Não estou dizendo para você virar um intelectual. Nada a ver. Estou falando que a leitura estimula muitas outras coisas : a vida, o estudo, as festas, as conversas. Até o namoro.
Agora não me venha com a desculpa de que não sabe o que ler. Peça dicas. Eu sempre faço isso. Ou então entre em uma livraria num sábado monótono. Tenho certeza que você irá sair de lá com algumas novas ideias. Lembro-me muito bem quando fiz isso. Foi amor a primeira vista, sai de lá com um livro chamado ''Girassóis na janela''. O nome nem é tão chamativo assim, mas viajei em cada página. Depois disso, tive outras paixões: Agatha Christie,Dan Brown,Zibia Gaspareto, Augusto Cury. Me apaixonei perdidamente por Khaled Hosseini quando li ''A Cidade do Sol'' e sem contar quando meu coração disparou pelos poemas de Drummond. Fiquei até com medo de virar triangulo amoroso.
Descobri ainda, que ler é o melhor remédio. Curou tantas decepções, tanta saudade. Já foi calmante nas noites em que não tinha sono. Já me trouxe até amigos imaginários que me fizeram companhia. Descobri também que existe tanta coisa para ler: De Monteiro Lobato a Irvin D.Yalom. Poemas de Mario Quintana a Cecília Meireles. Existe tirinha, conto, romance, piada. Tudo para tudo quanto é leitor. Por isso, para mim, analfabetismo é imoral, triste ,vergonhoso. Não ler ao menos dez livros ao ano é o oitavo pecado capital. É uma fome que mata as possibilidades das pessoas serem o que quiserem, o que podem. Ler até da sono, preguiça. Mas resista. Afinal, as respostas estarão sempre dentro dos livros, basta você achar as perguntas.

3 comentários:

  1. "(...)as respostas estarão sempre dentro dos livros, basta você achar as perguntas."

    E se você tiver todas as respostas, pode ter certeza de que a vida mudará as perguntas! Hora de partir para uma nova leitura ^^

    Confesso que só leio semanalmente mesmo minha revista Veja. De resto, somente livros do Fernando Capez, Damásio de Jesus (D. Penal); Maria Helena Diniz, Silvio Salvo Venosa (D. Civil); Pedro Lenza (D. Constitucional) e tantos outros...

    Só sei que nessa tamo junto! Ler é o maior barato!

    ps: parabéns pelo post!!!!

    ResponderExcluir
  2. é sua vida de universitario :P
    so lee coisa de direito ashioahsiaoh

    :)
    obrigadaaaaaaaaa ! :p

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler.. sei lá quando, acho que quando eu nasci eu já lia. rsrs
    Ler é algo que te acrescenta tanto que, como vc disse, é pecado deixar de fazê-lo.
    Quem não leu um bom Dom Casmurro do Machado, por exemplo, meu preferido... deve sentir um vazio. rs
    Você traduziu bem o sentimento. Tem um prof meu que fez um ensaio fotografico sobre os livros. Depois eu passo pra vc. É muito bom.^^

    bjo

    ResponderExcluir