sábado, 21 de agosto de 2010

O tempo não muda o que é eterno. . .



Em meus sonhos, abro a janela e vejo o jardim. A casa é simples e antiga, mas já chega a ser até minha. Ao seu redor, prédios, construções e muito cinza tentam contrastar com esse pedaço de paz,mas ele resiste com dignidade. É uma parte do passado que já foi esquecida no presente.
O mais bonito de tudo, além do jardim, é o jardineiro. Não fisicamente, mas nos seus atos. Todos os dias,como num ritual, distribui carinhos às suas amigas , que num gesto de reciprocidade fornecem belezas em cores e aromas. Ninguém sabe, mas elas já se tornaram minhas. Quando estou cansada, triste, venho para minha janela e vejo esse jardim. Vejo uma infinidade de formas. E claro, o jardineiro que persiste, com sua sandálias sujas e com todo amor do mundo, cuidando das minhas amigas. As vezes, ele é rude, corta alguns pedaços. Eu me entristeço, mas da próxima vez que volto a ve-las, esses pedaços nascem mais bonitos e fortificados. Tá aí a diferença entre fazer algo por amor e fazer algo simplesmente por fazer.
Parece estranho, mas em pleno século XXI, tão corrido e complicado, longe dos valores mais ínfimos, ainda existe um lugar em que posso reflitir. Onde,todos os dias, as árvores fornecem sombra e frutos frescos aos animais e os pássaros enchem as manhãs com as mais lindas melodias. Juro por Deus, lá nunca se ouviu falar em aquecimento global ou assassinatos. Confesso que sou um pouco cética: se não visse não acreditaria. Mas existe,isso posso garantir.
Existe, um lugar só meu.Bonito,simples, calmo,digno de toda admiração. As vezes, apenas fecho os olhos, rezo e agradeço por ainda ter um lugar assim,entendendo que o tempo muda tudo, mas não muda o que é eterno.

3 comentários:

  1. Refletir é essencial ao ser humano. Precisamos disso para podermos discernir nossas condutas e adequá-las ao nosso ser. Creio que são novos velhos tempos, como diz Fernando Pessoa:
    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse menino é um poeta mesmo ;)
    Vaaaleu lukete !
    beeijaaaaaao e saudades ! ;)

    ResponderExcluir